
Top Ten - Capa de Discos
Essa semana um amigo me mandou um link do ig , o omelete de imagens que mostrou capas de discos que se tornaram lendárias e viraram selos, bom achei a ideia muito legal embora não tenha concordado com as escolhas, então lembrei internet é isso, não gostou ? então faça o seu, lógico que não vou imprimir selos, até porque não teriam valor, mas usei o layout para definir as 10 capas que mais gosto e que marcaram determinadas épocas da minha vida. segue as capas em ordem aleatória, n~çao é um ranking, até porque fui mais além da arte da capa e analisei também o som e seus respectivos intérpretes.
Vamos lá !
Nevermind - Nirvana (1991)
Esse foi o segundo álbum da banda grunge Nirvana que foi um fenômeno nos anos 90, com Nevermind Nirvana escreveu sua história no Rock mundial arrastando fãs pelo mundo com seus mais de 35 milhões de cópias vendidas, fora as cópias de fitas cassetes que eram comuns na época e os downloads de hoje, é um disco que lembro de ter escutado diariamente e ouvia todas as faixas, excelente !!! ah... a capa é muito boa, criativa com os tons certos uma mesnagem certeira, uma obra prima em todos sentidos .
Toxicity - System of a Down ( 2001)
Também segundo álbum só que dessa vessa vez a banda era System of a Down e 10 anos mais velhos, curiosamente a banda formada por filhos de armênios com um discurso totalmente politizado o que é nítido em seu som, teve seu álbum atingindo o topo norte americano exatamente no tão famoso 11 de Setembro de 2001.Na arte a idéia Hollywoodiana é toxicada de maneira bem expressiva, um grande tom de ironia, muito bom !
Sabbath Blood Sabbath - Black Sabbath (1973)
Obviamente que não podia faltar os pioneiros do metal, e essa capa chama atenção não só pelo impacto que causa, lembrando que foi lançado em 1 de Dezembro de 1973, mas também pelo conteúdo, como disse no começo que seria impossível julgar um disco apenas pela arte da capa, não consigo, e esse Sabbath tem na sua melhor formação a consistência e maturidade transmitida nessa capa.
1984 - Van Halen
Com mais de 12 milhões de cópias vendidas Van Halen acertou em cheio com essa capa, poucos discos ilustram tanto os anos 80 como esse, ao meu ver esse menino demonstra a inocência de uma geração que estava nascendo para um novo mundo com os anos 80 e o cigarro demonstra toda a malícia dessa época, algo que reflete também nas músicas, onde inocência e malícia se misturam constantimente.
Arise - Sepultura (1991)
Gravado na flórida Arise é o quarto disco do Sepultura, provavelmente foi o grande responsável pela explosão do Sepultura no mundo, com certeza o primeiro disco profissional do Sepultura tecnicamente falando. O que dizer dessa capa, nada. ela fala tudo por si só, seguindo a tendência da época das bandas do gênero e mesmo assim ela consegue ser totalmente diferente embora eu consiga enxergar uma certa inspiração de Sabbath Blood Sabbath.
Vulgar Display of Power - Pantera (1992)
Nessa sexta capa percebi uma certa coincidência, geralmente as melhores capas traduzem a melhor fase das bandas, é lógico que muitas bandas citadas tiveram outros grandes discos, o que dificultou muito meu trabalho, mas esses foram escolhidos exatamente por esse conjunto de acertos, essa capa é um milésimo de segundo captado de maneira fantástica, fantástica também é a performance do Pantera que consegue manter a pegada de seu disco anterior o Cowboy from hell.
Youthnásia - Megadeth (1994)
Essa arte ilustra de maneira fantástica os temas abordados no disco, é uma imagem fiel ao contéudo, conteúdo esse que Mustaine consegue expor com tanta facilidade na música, e poucas vezes foi tão bem ilustrado como nessa capa, um álbum fatástico, uma arte perfeita e uma banda criativa, novamente o conjunto fez a diferença.
Ride the Lightning - Metallica(1984)
Novamente voltamos aos anos 80, dessa vez lógico que não podia faltar o grande Metallica, essa capa se destaca na minha opinião pel forma com a qual foi conduzida a sua arte, ela ilustra a energia transmitida nas músicas customizando o famoso logo do Metallica com um altíssimo bom gosto.
Titanomarquia - Titãs (1993)
Provavelmente a minha escolha mais polêmica, realmente essa capa não parece ter nada de diferente, mas para justificar a minha escolha quero lembrar alguns detalhes, falando de arte me recordo de ter tido o prazer de conhecer esse álbum ainda em vinil, ele vinha forrado num plástico preto desses de lixo, muito legal, o que depois com o cd se tornou inviável, sem contar da sonoridade do álbum, na minha opinião embora tenha vendido apenas por volta de 150 mil cópias foi sem dúvida o álbum mais pesado e mais agressivo dos Títãs
Abbey Road - Beatles (1969)
A capa do 12º disco dos Beatles faz valer a máxima do menos é mais, uma foto simples porém mega criativa que se eternizou ao longo dos tempos e hoje com seus 40 anos de existência permanece entre as mais legais, o último a ser gravado encerrou com chave de ouro esse legado que transformou o mundo.
Bom fica aqui a minha seleção, faça a sua.